top of page

Prova de vida permanece suspensa até 31/12/2021

Em virtude da pandemia, a Prova de Vida do INSS permanece suspensa até 31/12/2021, conforme estabelece o art. 1º da Lei nº 14.199/2021.


A partir de 2022, os segurados e pensionistas do INSS deverão realizar a prova de vida por meio eletrônico com uso de biometria ou pessoalmente no banco em que recebem o benefício sempre no mês de seu aniversário.



A prova de vida é um procedimento realizado anualmente pelas pessoas que recebem algum benefício do INSS junto aos bancos para comprovarem que, de fato, estão vivas. O objetivo é evitar fraudes e recebimentos após o óbito. A não realização desse procedimento pode acarretar a suspensão do pagamento até a regularização.


Entretanto, em razão da pandemia, a prova de vida está suspensa desde o ano passado e os aposentados e pensionistas estão dispensados da sua realização até o final de dezembro deste ano. Essa medida tem por objetivo evitar aglomerações nas agências bancárias e incentivar as pessoas a ficarem em casa.


Mesmo com a suspensão, o segurado pode realizar a prova de vida, caso queira. O procedimento é feito na agência bancária em que recebe o pagamento, devendo o segurado comparecer pessoalmente portando documento de identificação com foto. Alguns bancos estão liberando a prova de vida diretamente no caixa eletrônico por meio da biometria.


Quando o aposentado ou pensionista estiver ausente no país, ser portador de doença contagiosa, ter dificuldades de locomoção ou mais de 80 anos, pode constituir um procurador para realização da prova de vida, desde que previamente cadastrado no INSS.

Comentários


bottom of page