top of page

Você sabe o que significa a qualidade de segurado para o INSS?

Conforme prometido, hoje vamos tratar de mais um termo muito utilizado dentro do INSS e que muitas pessoas desconhecem seu significado.


Hoje iremos falar de QUALIDADE DE SEGURADO. Mas afinal, o que é isso?

O INSS funciona como um seguro. Tem direito aos benefícios por ele fornecidos a pessoa que fizer o recolhimento de contribuições (além de preencher outros requisitos, é claro). De um jeito bem simples, você só se torna segurado do INSS quando você começa a fazer os pagamentos para ele.


Esses recolhimentos podem ser feitos de diversas formas. Para quem trabalha de carteira assinada, tem a contribuição descontada todo mês automaticamente do salário. Quem é autônomo, tem que fazer o pagamento no banco por meio da GPS, aquele carnezinho laranjado. O MEI, faz o pagamento pelo DAS. E assim por diante.


A partir do momento que você começa a fazer os recolhimentos você se torna segurado do INSS.


Porém, se ficar muito tempo sem contribuir, você acaba perdendo a qualidade de segurado e precisa voltar a fazer os pagamentos. O problema é que para recuperar a qualidade de segurado é preciso pagar um tempo mínimo estabelecido por lei que irá variar de acordo com qual benefício você pretende requerer.


Agora você entendeu o que é a tal da qualidade de segurado para o INSS? Viu o quanto é importante conversar com um(a) advogado(a) previdenciarista de sua confiança antes de iniciar suas contribuições ou fazer qualquer requerimento no INSS?!! Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário ou me chame no WhatsApp..


Até a próxima!

Comments


bottom of page